Peelings – Vida nova para sua pele
O termo “PEEL” significa descascar em inglês.
Os PELLINGS são tratamentos de pele que geralmente a esfoliam, mas não necessariamente.
Podem ser físicos ou químicos.
FÍSICO: desde de uma simples esfoliação caseira com sabonetes com microesferas (sintéticas ou de semente de damasco), até esfoliações mais profundas com laser ou dermo abrasor.
QUÍMICOS: Promovendo descamação imperceptível do LHA (Hidroxiácidos) ou com a indução de crostas espessas como no fenol.
O tipo e a profundidade serão ditadas pelo Dermatologista, dependendo da patologia e da área a ser tratada. Sempre se deseja renovação celular,com a reepitelização que se conclui até o 7º dia na maioria dos casos.
Muitas patologias se benefeciam dos peelings: Manchas, Melasma, Acne e suas sequelas, Estrias, linhas, textura de pele…
Existem certas regras importantes:
- Usar cremes de ácidos no pré-peeling garantem uniformidade ao procedimento.
- Cremes pós-peelings são mandatórios, pois hidratam e previnem contra a pigmentação rebote.
- Para quem tem Melasma “O DEVAGAR E SEMPRE” é o lema; tratamentos suaves e superficiais garantem. Uma evolução de sucesso, enquanto tratamentos agressivos e intempestivos acentuam as manchas (é clássico exemplo de pacientes com Melasma que pioram após um Peeling com laser de CO2).
Existem Peelings à laser que podem ser usados por qualquer tipo de pele como a radiofrequência fracionada que promovem excelentes resultados na redução dos “PÉS DE GALINHA”.
Hoje em dia, desde que os pacientes sigam as regras à risca, podemos e devemos tratar a pele e fazer Peelings o ano inteiro; afinal não é só no inverno que a gente quer ter a pele BONITA, né?
A combinação entre os Peelings também é frequente na prática médica,por exemplo usamos o Cristal Pelling que associa vácuo com microesferas de óxido de alumínio numa caneta (Ponteira de vidro) com o Peeling fluido de ácido retinóico, aplicando com pincel (uma excelente solução no tratamento de Acne ou Estrias).
Você sabia que as concentrações dos ácidos usadas pelas esteticistas e pelos médicos são diferentes? Por legislação, os médicos podem usar concentrações maiores o que implica em maior eficácia. Em outra partida o profissional tem que estar apto a solucionar quaisquer eventuais complicações.
Eu já fiz o meu primeiro Peeling do ano; E você? Vai encarar?