Especial Cabelos – Dicas de ouro para cuidar das suas madeixas
Confesso que o “mood” jeans + pets foi desafiador para mim. Foi então que me veio à mente aquelas fotos do quanto alguns donos se assemelham a seus próprios animais e chego à inspiração: cabelos!
Lisos, cacheados, longos, curtos, tingidos ou não; os cabelos fazem parte da nossa “persona”. São democráticos e diversos assim como os jeans (colou?) que também muda com as fases da nossa vida, assim como mudamos de humor ou opinião. Hoje sou loira, mas já fui morena e até ruiva. Faz parte da nossa historia, as mudanças que fazemos de nossa imagem com um novo corte ou uma nova cor. Mas como cuidar bem da moldura do nosso rosto?
1° Evite dietas muito restritivas. Os nutrientes só chegarão as seus cabelos se sua dieta for variada e equilibrada. O corpo é sábio, guarda os nutrientes para os órgãos mais nobres e se sobrar chegam para pele, cabelos e unhas.
2° Acessórios: tanto você como seu pet pode ser ligados em acessórios como fitas, presilhas, tiaras ou elásticos. Aqui a dica é prender os cabelos de forma que fiquem frouxos, senão pode ocorrer uma alopécia (perda capilar) pela simples tração de um coque ou rabo de cavalo muito repuxado.
3° Queda de cabelo: como eu costumo brincar, olhou feio o cabelo cai. A verdade é que os folículos são muito sensíveis a muitos fatores como febre, infecção, alterações hormonais, alterações nutricionais, déficit vitamínicos, stress e até variações sazonais como, por exemplo, a maior queda dos fios no outono e inverno (pela diminuição de horas com claridade).
4° E a progressiva? Sim, a progressiva faz aumentar a queda dos fios ou pode desencadeá-la. Você já tem a informação correta, agora a decisão de realizar o procedimento nos fios é sua.
5° Descamação no couro cabeludo. É a chamada dermatite seborreica, vulgo “caspa”. A seborreia tem maior incidência no inverno, portanto as lavagens devem se intensificar nesse período. A água deve ser morna, não quente, e shampoos ceratolíticos ou com antifúngicos podem ser prescritos para seu controle. Vale ressaltar que condicionadores e máscaras não devem ser aplicados no couro cabeludo, somente nos fios.
Última dica:
Cuide com carinho das suas madeixas, use pentes de madeira e não desembarace os fios molhados com escova. Use protetores térmicos quanto for secá-los com o secador.
P.S: Ah, e se caírem mais de 100 fios por dia procure o dermatologista. Não vale levar o “bolinhos” de cabelos pro médico contar, hein?